RSS

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Juvenis Currículo 2022: Uma Viagem pelo Antigo Testamento

Lição 03: Conhecendo os patriarcas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Conhecendo os Patriarcas. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Patriarcas”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e os nomes dos personagens da lição; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e os nomes dos personagens da lição;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Patriarcas

Objetivo: Realizar pesquisa orientada sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, utilizando a Metodologia ativa de Aprendizagem.

Material:

Celular ou notebook dos alunos

Procedimento:

Durante a semana:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, solicitem que os alunos pesquisem sobre os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, delimitando-se aos seguintes pontos:

Quem era Abraão, Isaque e Jacó?

Eram parentes?

O que eles têm a ver com a formação do povo hebreu?

Por que são chamados de Patriarcas?

No dia da aula:

- Organizem os alunos em um semicírculo.

- Escrevam no quadro a primeira pergunta.

- Solicitem para que os alunos falem sobre o que pesquisaram.

Escutam atentamente as respostas e escrevam palavras ou pequenas expressões que representem o que aos alunos falaram.

- Depois, escrevam no quadro a segunda pergunta e realizem o mesmo procedimento da pergunta anterior e ainda com as outras perguntas.

- Reflitam sobre as respostas, acrescentem outras informações deixando claro qual a importância destes patriarcas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: