RSS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação

Lição 05: A missão de Israel no plano de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A missão de Israel no plano de Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Utilizem o quadro branco para escrever alguma informação ou palavras-chave. Vocês podem usar lápis de cores diferentes. Isto chama a atenção dos alunos.

-Utilizem a dinâmica “Uma longa trajetória”, para desenvolver a linha de raciocínio da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem mapa para apontar os pontos geográficos da narrativa bíblica.

Mapa é um recurso visual importante para retenção da aprendizagem e chama atenção dos alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Uma longa trajetória

Objetivo: Estudar sobre a trajetória do nascimento da nação de Israel da qual nasceu o salvador – Jesus Cristo.

Material:

Figura de pés humanos

Palavras ou expressões(ver no procedimento)

Procedimento:

Antes da aula:

Desenhem ou imprimam 06 figuras de pés humanos;

No verso, escrever ou colar as seguintes expressões:

Abraão de Ur para o Egito

Povo israelita: do Egito para Canaã

O Tempo dos Juízes

Monarquia: reino unificado e dividido

Povo israelita cativo pelos assírios e babilônicos

Retorno do cativeiro

Na aula:

- Coloquem as figuras dos pés no piso da classe(formando um caminho), na ordem que vocês vão precisar para compartilhar o tema da lição.

- Comecem a aula, falando sobre o tema da lição e apresentem as figuras dos pés humanos.

- Perguntem: O que pode representar estes pés para o conteúdo da lição?

Deixem que os alunos falem.

Depois, enfatizem que os pés representam passos, etapas da história da nação israelita.

- Então, peçam para que um aluno pegue a primeira figura de pé e leiam o que tem no verso.

Depois, vocês fazem a explanação do que foi lido.

Este procedimento deve acontecer até que todas as figuras de pés sejam retiradas do piso e lidos para a turma.

Por Sulamita Macedo.

1 comentários:

Unknown disse...

Paz do Senhor, estou feliz por ter encontrado este blog maravilhoso. Tem me ajudado muito. Deus continue abençoando sua vida