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terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Adolescentes Currículo 2022: A História Da Salvação

Lição 03: Pecado: a maior pandemia da história

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Pecado: a maior pandemia da história, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Perguntem: O que é pecado?

Aguardem as respostas dos alunos. Observem atentamente o que eles dizem.

Anote cada resposta no quadro. Depois, reflitam com eles sobre o que afirmaram e digam que nesta lição eles vão aprofundar o estudo sobre esta pergunta.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro branco e marcador para quadro branco: escrever o título da lição e as respostas dos alunos; mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica;

- Método audiovisual: o quadro branco com o título da lição, as respostas dos alunos e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica.

 

Dinâmica: Bumerangue

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre as consequências do pecado.

Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.

Material:

01 bumerangue(pode ser feito de vários materiais)

01 cesta pequena com sementes variadas.

01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.

Procedimento:

- Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.

Aguardem as respostas.

Espera-se que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma demonstração.

- Escrevam no quadro: Lei da semeadura.

Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.

Aguardem as respostas.

- Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição quais as consequências da queda do homem quando pecou.

- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.

- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

- Entreguem para cada aluno um copinho descartável pequeno e peçam para que eles coloquem dentro dele várias sementes.

- Perguntem:

O que vocês estão falando ou praticando?(aqui representadas pelas sementes)

O que estão colhendo destas ações?

- Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.

Por Sulamita Macedo.

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