RSS

terça-feira, 18 de abril de 2023

Adolescentes Currículo 2022/2023: A História do Povo Escolhido

Lição 04: A conquista da Terra Prometida

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A conquista da Terra Prometida, escrevendo no quadro branco.  Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “A caminho de Canaã”.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A caminho de Canaã

Objetivo: Estudar e refletir sobre os milagres que aconteceram em 03 situações durante a jornada a caminho de Canaã.

Material:

01 filme sobre a jornada do povo de Israel

01 notebook

01 TV

Premiação para os alunos

Procedimento:

1 - Uma semana antes da aula:

- Escolha um filme sobre a jornada do povo de Israel.  Vocês podem encontrá-lo no YouTube.

- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição, como: a passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a batalha de Gibeão.

2 – No dia da aula:

- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os equipamentos  e observem se estão funcionando.

- Aguardem os alunos.

3 - Durante a aula:

- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a jormada do povo de Israel rumo a terra prometida(Canaã), falem que nesta aula, vocês vão assistir parte do filme sobre a passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a batalha de Gibeão.

- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.

- Depois, peçam para que os alunos relatem o que viram.

Os alunos que se destacarem neste relato podem ser premiados.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: