RSS

terça-feira, 4 de abril de 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

Lição 02: O Caminho do ímpio e do justo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Caminho do ímpio e do justo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  Caminho do ímpio e do justo”.

 - Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Caminho do ímpio e do justo

Objetivos:

Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos ímpios.

Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.



Material:

06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO, FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.

Procedimento:

- Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo, deixando de fora 02 alunos

- Falem:

Grupo 01 representará Colegas evangélicos.

Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.

Grupo 03 representará Família Evangélica.

Grupo 04 representará Família não Evangélica.

- Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma situação.  À medida que as situações forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus posicionamentos.

Observações:

1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.

2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.

- Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas argumentações. Façam as intervenções necessárias.

- Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a leitura de cada parte os grupos opinam.

1 - “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da  internet há um bom tempo. Gosto muito dele.  A gente quer se conhecer para namorar.”

2 - “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz  e me proibiram de entrar em contanto com ele”.

3-  “Eu consegui conversar com ele escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele para Jesus.

- Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:

1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.

2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez, tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.

3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.

- Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:

Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?

- Depois, leiam o salmo 01.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: