RSS

terça-feira, 25 de abril de 2023

Adultos - Relacionamentos em Família - Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus

Lição 05: Motim em Família

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no  quadro: Motim em Família. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “A Inveja...”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Inveja...

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a inveja que Moisés sofreu de membros de sua família, seu irmão Arão e Miriam, sua irmã.

Material:

01 figura de 01 olho em tamanho grande.

Procedimento:

- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de um olho em tamanho grande.

- Depois, escrevam a expressão: Sai, Olho Gordo!

- Perguntem: Esta figura nos remete a que?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem acerca da inveja e que a expressão significa pessoa que tem inveja do outro.

- Depois, distribuam entre os alunos os seguintes ditados populares:

“A inveja é a irmã gêmea do ódio”.

“O invejoso emagrece de ver a gordura alheia”.

“A inveja mata”.

“A tua inveja é a minha felicidade”.

“A mais famosa face da inveja é a maledicência”.

“A inveja é como um sapo, tem olhos grandes e vive sempre na lama”.

- Analisem conjuntamente estes ditados populares, procurando formular uma definição sobre inveja.

Observem atentamente o que os alunos falam e em seguida, se necessário, apresentem o significado do dicionário.

“Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém. Tristeza ou desgosto pela prosperidade ou fortuna alheia. Desejo excessivo de possuir exclusivamente o bem de outrem” (Dicionário Web).

- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, afirmando que vamos estudar sobre a inveja que Moisés sofreu de membros de sua família, do seu irmão Arão e de Miriam, sua irmã.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: