RSS

terça-feira, 25 de abril de 2023

Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Igreja, um Lugar de Comunhão

Lição 05: As Ordenanças Para a Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: As Ordenanças Para a Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem as dinâmicas “O Batismo” e  “A Ceia”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Batismo

Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.

Material:

Água

01 bacia pequena

01 boneco pequeno de plástico

Procedimento:

- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?

Aguardem as respostas.

- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.

Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.

- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.

- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: A Ceia

Objetivo:

Promover momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia.

Material:

01 Mesa

01 toalha para a mesa

Ramos de trigo

Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico

Refrigerante ou suco de uva

Guardanapos

Copos descartáveis.

Procedimento:

- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.

- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.

- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.

- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.

Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.

- Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.

- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.

- Em seguida, eles podem se alimentar.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: