Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 09: Vamos conhecer a 1ª carta de João
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Vamos conhecer a 1ª
carta de João, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O Filho de Deus”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Filho de Deus
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre a divindade e humanidade de
Jesus.
Saber qual o
conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
02 mesas para apoio
Observação: Caso não haja condição de utilizar
cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel
ofício e caneta.
Procedimento:
Antes da aula
Escrevam na parte superior da cartolina:
Na cartolina 01: A divindade de Jesus
Na cartolina 02: A humanidade de Jesus
Durante a aula:
- No início da aula, dividam os alunos em grupo.
- Entreguem para cada grupo uma cartolina e um pincel
atômico.
Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita
na cartolina ou papel ofício.
- Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a
responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
- Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos
trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os
grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha
do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas
pelos colegas.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é
pouco, mas não se preocupem, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos
colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.
- Quando os grupos já tiverem respondido sobre a
divindade e a humanidade de Jesus, apresentem o que os alunos escreveram.
- Reservem as cartolinas.
- Depois do estudo da lição, mais ainda dentro do
tempo da aula, peguem as cartolinas do início da aula e peçam para que os
alunos agora acrescentem outras informações.
- Em seguida, leiam as ideias dos alunos, observando
se há necessidade de outras informações ou correções.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




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