Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 08: O Dom
de Interpretar as Línguas
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
O Dom de Interpretar as
Línguas, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“O Dom de Interpretação de Línguas”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno,
utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dom de Interpretação de Línguas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o dom de Interpretação de Línguas.
Material:
01 cópia de uma mensagem em código para cada aluno(ver
no procedimento).
01 caneta para cada aluno
- Entreguem para cada aluno uma cópia de uma mensagem
em código. Orientem para que eles decifrem qual a mensagem contida nesta frase.
Estipulem um tempo para a realização da atividade.
Trocando os números pelas letras, você saberá qual a
mensagem da frase abaixo:
A= 1 B = 2 C = 3 D = 4 E = 5 F = 6 G = 7 H = 8 I = 9 J = 10 L = 11 M = 12 |
N = 13 O = 14 P = 15 Q = 16 R = 17 S = 18 T = 19 U = 20 V = 21 X = 22 Z = 23 |
14 4 14
12 4 5 9 13 19 5 17 15 17 5 19 1 3 1 14 4 5
__ ______ ___
__________________________ ___
11 9 13 7 20 1 18
5 18 19 1 3 11 1 18 18 9 6 9 3
1 4 14
______________
_______
______________________
13 14 7 17 20
15 14 4 14 18 4 14 13 18 16 20 5
____
___________ _____ ________ ______
12 1 13 9 6 5 18 19 1 12 1 12
5 13 18 1 7 5 12
___________________
_ ________________
4 5 4 5 20 18
__ ________
Observação: A mensagem da frase é: “O dom de
Interpretação de Línguas está classificado no grupo dos dons que manifestam a
mensagem de Deus”, que não deve ser
divulgada para os alunos, pois eles é que deverão buscar saber qual a mensagem.
- Depois, os alunos deverão ler qual a mensagem que
foi decifrada.
- Falem: Vocês decifraram uma mensagem que vocês não
estavam entendendo, com a ajuda do quadro que continha a correspondência entre
as letras e os números.
As línguas estranhas também podem ser consideradas
como códigos que não conhecemos, mas que precisam ser interpretadas. Para que
sejam entendidas, é necessário o dom de Interpretação de Línguas. E é sobre
este dom que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário