Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 07: Jônatas: o valor da lealdadeProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Jônatas: o valor da lealdade,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para concluir, utilizem a dinâmica “A amizade é
como Matemática”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivos:
Enfatizar a importância de amizades verdadeiras,
pautadas na lealdade, tendo como exemplo os personagens bíblicos Jonatas e
Davi.
Refletir sobre a importância das amizades, as
influências positivas e o cuidado com as negativas.
Material:
Sinais matemáticos de adição, diminuição,
multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada sinal de uma
cor diferente.
01 cartolina para escrever alguns versos(postado
abaixo no procedimento)
02 cartolinas(01 para cada grupo)
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
– Depois, apresentem para os alunos os seguintes
versos, escritos numa cartolina:
A amizade é como Matemática:
A alegria é somada.
A tristeza é diminuída.
A confiança é multiplicada.
E felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
– Agora, dividam a turma em 02 grupos.
– Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa
cartolina:
Utilizando os símbolos matemáticos, o que vocês
desejam que haja na amizade com os colegas?
Se houver dificuldade, peçam para que eles sigam o
exemplo dos versos lidos anteriormente, e ainda assim falem:
O que vocês desejam que seja somado na amizade?
O que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O que vocês desejam que seja dividido(compartilhado)
na amizade?
– Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade.
Depois, cada grupo vai apresentar de forma objetiva o que escreveram na
cartolina.
– Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos
apontaram e enfatizem a importância quanto ao cuidado com as amizades e suas
influências positivas e negativas. Enfatizem a importância da lealdade na
amizade, tendo como exemplo os personagens bíblicos Jonatas e Davi.
Por Sulamita Macedo.
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