Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 08: Vamos aprender com a 2ª carta de PedroProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Vamos aprender com a 2ª
carta de Pedro, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da volta de Jesus(item II da
lição), apliquem a dinâmica “Arrumando a Mala”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma
passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
- Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou
a cartolina.
- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos
objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo
e em seguida peçam para que parem de escrever.
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem
arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem
arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque
considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a
serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Este resultado pode nos remeter a preparação
do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o
Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para
o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de
preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que todos estejam preparados
para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de
Jesus está no item II da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário