Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 09: Filhos de
Deus e descendência de Abraão
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Filhos de Deus e descendência
de Abraão, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Fui Liberto!”.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a redenção da humanidade, através da morte de Jesus,
tornando-nos filhos de Deus.
Material:
02 correntes feitas com papel
- Escolham um aluno e uma aluna e falem que eles vão
representar a humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e nas garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas mãos do aluno e da aluna,
demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade
vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Jo 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor pela
humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres,
enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade,
libertando-a do pecado e das garras de Satanás. Garantindo assim a redenção.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira,
que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas
tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”Jo
8.32.
“Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis
livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno e a aluna devem retirar com
força as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também:
“Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos
libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário