Lição 07: A Vinha de Nabote
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem do tema da aula: A Vinha de Nabote.
- Perguntem: O que aconteceu com Nabote?
Aguardem as respostas.
A partir das ideias dos alunos façam um relato
sobre Nabote, não se esquecendo de falar sobre:
A propriedade de Nabote: uma vinha produtiva(apresentem
uma figura de uma vinha ou cachos de uvas).
Herança de Nabote não podia ser vendida.
Local da vinha: vizinha a casa de campo do rei
Acabe.
Objeto da cobiça de Acabe: propriedade de Nabote
Tentativa de acordo para a compra: rejeitada por
Nabote mesmo sendo vantajosa.
Proposta do rei Acabe: uma vinha melhor ou dinheiro
Comportamento de Acabe após a negativa de Nabote.
A intervenção de Jezabel: a trama, falso testemunho
A morte de Nabote e sua família: apedrejados
Posse da vinha por Acabe
E o profeta Elias, onde entra nesta história? Levou
para Acabe a sentença divina.
O arrependimento de Acabe e as consequências dos
seus atos.
- Falem: O tema central desta lição é sobre cobiça,
tendo como exemplo este episódio entre Acabe e Nabote.
Mas, o que é cobiça?
Definição do dicionário on-line: “Desejo
desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc; ambição: a cobiça
pode acabar com algumas amizades.
Obstinação intensa para conseguir algo”.
Obstinação intensa para conseguir algo”.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma
participativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “De Olho na Vinha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico: A
utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos estímulos
visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para
determinados fins.
Na Educação Cristã, os recursos
visuais são também fonte de motivação para o ensino, tanto para crianças como
para adultos.
Mas, o que são recursos visuais?
Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples
ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos,
mapas, cartazes, slides, filmes etc.
Vejamos,
então algumas vantagens de sua utilização:
- Estimula o interesse e a percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o
professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da
EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme
sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no
meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo
os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende:
20% do que ouve
30% do que vê
50% do que vê e ouve
70% do que ouve, vê e fala
90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos
durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta
para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando
participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos
na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala,
agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que
haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema,
tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de
paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e os
alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
“Mas o que foi semeado em boa
terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro
sessenta e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo.
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