Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento
entre o crente e o mundo
Lição 08: Antenados
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Trabalhem o tema da aula, utilizando a dinâmica “Tô Ligado!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tô Ligado!
Objetivo:
Trabalhar a importância de estar antenado com o mundo de forma reflexiva e
consciente.
Material:
01
globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita
gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita
adesiva(se for usar uma bola)
Nomes
digitados: Informações, Moda, Gíria, Tribos Urbanas, Points, Leitura
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
-
Cortem 06 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as
cadeiras.
-
Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao
chegar.
-
Preguem cada papel dobrado com as palavras “Informações, Moda, Gíria, Tribos
Urbanas, Points, Leitura” em um lado do barbante. Para cada palavra, um
barbante.
-
Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada
com pouca adesividade para não danificar o globo)
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 6 barbantes para 06 alunos.
-
Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema
da aula?
Parece
óbvio agente imaginar que os alunos sabem o tema da aula, mas há alunos que não
possuem lição ou até possuem, mas não leram. Sendo assim, é cabível esta
pergunta inicial.
Aguardem
as respostas.
-
Depois falem que o tema da aula será sobre a importância de ter conhecimento
sobre o que está acontecendo no mundo, nas mais diversas áreas.
-
Então peçam para que os 6 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no
barbante).
-
Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem
as respostas.
-
Perguntem:
Quais
os acontecimentos que ocorreram nesta semana que passou?
Façam
uma listagem daquilo que os alunos apontarem e depois procurem agrupar os fatos
por área(economia, esporte, lazer, saúde, moda etc).
-
Perguntem: Através de quais meios vocês tomaram conhecimento destes fatos ou
assuntos?
Aproveitem
e falem sobre os lugares de encontro para as conversas, como também os variados
grupos que se formam e ainda sobre as gírias utilizadas e o tipo de roupas
utilizadas por determinadas tribos.
Não
se esqueçam de alertar da importância de estar ligado com o mundo de forma
consciente, não se deixando levar por influências com valores não cristãos.
-
Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos enganeis:
as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para
que ninguém vos faça presa sua...”
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Legal... estava atras de uma dinamica assim.
Anônimo, que bom que você encontrou o que procurava aqui no blog. Faça bom proveito!
Postar um comentário