Lição 09: Elias no Monte da Transfiguração
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Dando continuidade, falem sobre o tema da aula: A Transfiguração.
-
Depois, procurem definir o que é “Transfiguração”, inicialmente através das
ideias dos alunos e depois apresentem uma definição.
-
Façam um relato objetivo sobre a transfiguração:
Personagens
envolvidos
Local
O
que aconteceu
Quais
significados deste momento
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, contextualizando
o tema com a vida do seu aluno.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Luz
Ambulante” ou “Luz do Mundo”.
- Leiam o texto “A Serpente e o Vaga-lume”, que
proporcionará a reflexão sobre a luta do mal contra o cristão, para que ele não
seja luz do mundo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Texto
Pedagógico: Preparando a aula
Professoras e professores,
observem esta situação:
“Trim... Trim.... Trim...
Trim...Trim
Insistentemente toca o
despertador.
O professor da EBD, Fulano
de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para o relógio. São 8:00
horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa no agendamento feito
com os colegas professores que hoje é
seu dia de ensinar. Começa a procurar a
revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa: Vai ser moleza! E
chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”(Por Sulamita
Macedo).
O
professor Fulano de Tal não se preparou para a aula e vai improvisar, julga que
vai ser fácil e ainda não é pontual. Infelizmente, esta é uma situação que pode
ser constatada com frequência.
Mas, vejamos o que a Bíblia nos fala em Lc 14.28:
“Pois qual de vós querendo edificar uma
torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem
com que a acabar?”
Então,
posso dizer: Qual de vocês tendo uma aula para ministrar não se assenta
primeiro para estudar e organizar as atividades de ensino?
o
versículo citado conclama os professores para preparação antecipada da aula.
Alguns
pontos devem ser observados no momento preparação da aula:
- Leiam a lição pelo menos
02 vezes, com uma semana de antecedência.
- Nesta leitura, observem o
que há de mais importante. Escrevam pontos que mais chamou sua atenção e são
relevantes para sua turma.
- Pesquisem em outras fontes sobre o tema da
aula.
- Organizem um roteiro para
trabalhar o tema, contextualizando-o para o tipo de aluno que você ensina.
- Tenham cuidado com o tempo
da aula e as atividades que serão realizadas.
- Procurem meios para
dinamizar aula, para isso vocês devem estar estimulados e motivados a mudar a
rotina das aulas, além de entender que ensinar não é uma atividade unilateral.
Preparem-se
e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes! Dessa forma, haverá
facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação dos
alunos. Com certeza, os resultados aparecerão!
“Se é ensinar, haja dedicação ao
ensino”. Rm 12.7b
Para complementar este tema,
leiam no Marcador “Texto Pedagógico”:
Planejamento
de Aula
A
Aula
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário