Lição 08: O Legado de Elias
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05
minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da
aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem
atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém
precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês
apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula,
vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que a aula terá como tema dois pontos
importantes: o legado de Elias e a sucessão dele por Elizeu.
- É importante que inicialmente vocês procurem
estabelecer o significado da palavra “legado”.
As respostas devem ser em torno da transmissão de
algo, de conhecimento, de valores morais e espirituais, de bens materiais que é
deixado por alguém para outrem.
- Falem: Então, vejamos qual foi o legado de Elias.
Apresentem o que está disposto no item IV da lição.
- Depois, trabalhem como aconteceu a sucessão de
Elias por Elizeu.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Imagem Refletida”.
- Para finalizar, leiam o texto “Os Lenhadores”, que proporcionará a
reflexão sobre a preparação para o serviço e a importância da experiência
acumulada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Professoras e professores, não improvisem. Planejem
a aula com antecedência. Quer saber como? Leiam o texto abaixo.
Planejamento
de Aula
Fazer planejamento da aula não deve
ser entendido como mera formalidade, mas como um instrumento de trabalho que
vai proporcionar uma melhor orientação e execução da aula.
Ao preparar a aula, lembre-se de
pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14. 26.
O Planejamento de Aula é composto
por 5(cinco) partes:
1
– Objetivos: Representam aquilo que
você deseja que seus alunos alcancem com a ministração do tema.
A Lição Bíblica já contém os
objetivos formados. Leia-os, observando de forma criteriosa a intenção contida
neles. Você pode elaborar outros objetivos de acordo com a necessidade de sua
turma; tenha cuidado quanto à concretização de cada um deles durante a aula,
para isso, utilize bem o tempo disponível.
2
– Conteúdo: É o assunto da lição.
A
Lição Bíblica apresenta o conteúdo, dividido em tópicos, facilitando o
entendimento gradual do tema a ser estudado. Lembre-se que você pode e deve
buscar outras fontes de consulta. Leia toda a lição pelo menos duas vezes,
observe o que é mais importante na lição, para expor em primeiro lugar aquilo
que é mais relevante.
Oriento que você utilize a aula
expositiva dialogada, associada a outros recursos de ensino que possibilitem a
participação dos alunos e melhor aprendizagem do tema. Veja alguns exemplos:
trabalho em grupo, dramatizações, projetos pedagógicos, dinâmicas, estudo de
caso etc.
Faça aplicação do assunto estudado com
a vida social e espiritual do aluno, quanto mais o ensino se aproxima da
realidade, mais o aluno aprende.
4
– Recurso Didáticos: São
instrumentos que facilitam o processo de ensino e a aprendizagem.
São vários os recursos didáticos.
Veja alguns que podem ser utilizados na EBD: Cartazes, TV, DVD, filmes,
documentários, CD-Som, música, Data-show, retroprojetor e outros que, mesmo não
sendo tecnológicos, servem para potencializar a aprendizagem.
É interessante que o professor saiba
utilizar estes recursos. Se houver dificuldade, peça ajuda. O recurso serve
para auxiliar e deve ser entendido como meio motivador da aprendizagem. Caso você
considere que o recurso lhe atrapalha, é porque você não está sabendo ainda
como usá-lo. Mas, não desista, procure aprender e buscar auxílio.
5
– Avaliação:
Geralmente,
quando se fala em avaliação é comum associá-la à prova, teste, atribuição de
notas, mas avaliar vai muito mais além do que isto. A avaliação na EBD também tem
sido alvo de opiniões controvertidas: na verdade, qual será a finalidade da
avaliação na EBD?
Mas, vejamos o que o professor pode realizar:
. Durante a aula, o professor deve
observar a expressão facial e corporal dos alunos, para identificar se estão entendendo
o assunto.
. Também deve utilizar-se de perguntas
sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma dúvida?”
. Pode ainda fazer avaliação escrita
ao término do trimestre, com pontuação e premiação a seu critério.
. O professor deve também oportunizar espaço
para o aluno realizar autoavaliação.
. O professor pode também fazer
autoavaliação ou pedir para que outro colega ou mesmo a turma fale sobre seu
desempenho durante a aula.
Elaborar um planejamento dá o norte de
como seguir na execução da aula, dessa forma o professor vai ministrar a aula
com mais segurança, pois não vai improvisar, utilizando bem o tempo, conhecendo
o conteúdo e os objetivos que deseja atingir, utilizando métodos e recursos
adequados ao tema e ao aluno, pois sabe o caminho a seguir.
Por
Sulamita Macedo.
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