Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento
entre o crente e o mundo
Lição 09: Radicalizando
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e
Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.
-
Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
O
que vocês acham dessas figuras?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica “Geração Saúde?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo:
Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma
exagerada.
Material:
01
bola pequena
08
Garrafas descartáveis de 1 litro
01
tubo de cola branca
Água
ou areia
Nomes
digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas
energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Encham as 08 garrafas com água ou areia.
-
Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem
segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético,
anabolizantes.
-
Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que
vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
-
Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para
derrubar as peças do boliche, por exemplo: afastando as cadeiras, mesa etc.
-
Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam
ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.
-
Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais
garrafas.
-
Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
-
Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas
as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a
participação dos alunos.
-
Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer
exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação, equilíbrio.
Ideia
original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário