Adolescentes - Currículo do Ano 1: A Vida de Cristo
na harmonia dos Evangelhos
Lição 08: Milagres é com Jesus!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.

-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre os milagres de Jesus.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenrole
que Aparece!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Estudar sobre os milagres de
Jesus
Oportunizar momentos de
socialização das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer o cuidado de Deus
para conosco.
Material:
01 rolo de papel higiênico do tipo picotado
01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso
do rolo de papel higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos
divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e expor, tornando conhecida a
quantidade de milagres efetuado por Jesus.
Procedimento:
Antes da aula:
Escrever o nome de cada
milagre de Jesus em cada parte do rolo de papel higiênico, sem separá-los.
Depois enrolem novamente o
papel com cuidado.
Durante a aula:

- Solicitem que cada aluno
conte quantas partes picotadas ele tem. Façam a soma e falem: Esta quantidade
de milagres é somente uma parte dos milagres de Jesus.
- Falem: Vamos ver agora,
quais foram estes milagres?
Então peçam para que cada
aluno leia os nomes dos milagres que ele tem escrito nos pedaços de papel.
Falem: Estes milagres foram
realizados por Jesus, mas Ele continua operando milagres. Vocês já receberam
algum milagre ou conhecem alguém da família que recebeu?
- Agora, orientem para ele
escrever, de forma objetiva, uma bênção que ele recebeu ou um milagre recebido
por alguém da família em uma parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção.
04 partes do papel: 04 bênçãos.
- Estipulem no máximo 05
minutos para isto.
- Depois, escolham um aluno
que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que
socializem o grupo as bênçãos recebidas.
- Orientem os alunos para
que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e
incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos
recebidas.
- Leiam, Salmo 40.05:
“Muitas são , Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original da utilização
do rolo de papel higiênico para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário