Adolescentes - Currículo do Ano 1: A Vida de Cristo
na harmonia dos Evangelhos
Lição 09: Trabalhando na Judeia
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.

Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre fatos que ocorreram quando Jesus pregava na Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
- Apresentem um mapa e mostrem o espaço geográfico referente a Judeia.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Andando
com Jesus na Judeia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Andando com Jesus na Judeia
Objetivo:
Estudar sobre os acontecimentos do ministério de Jesus na Judeia.
Material:
13
figuras de pés em tamanho grande(pé direito e esquerdo)
Frases
digitadas(vejam no procedimento)
01
mala pequena ou outro objeto semelhante
Papel
ofício e lápis
Procedimento:
-
Coloquem no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um
caminho.
Debaixo
de cada pé deve estar colado uma das
seguintes frases:
Jesus
no templo de Jerusalém
Parábola
dos Trabalhadores maus
Parábola
das bodas
Parábola
do servo vigilante
Parábola
das dez virgens
Devo
pagar tributo?
No
céu vai haver casamento?
Qual
é o maior mandamento?
Cura
dos cegos
Ressurreição
de Lázaro
Paralítico
de Betesda
Perseguição

-
Depois, falem: O ministério de Jesus também foi realizado na Judeia. E, na aula
de hoje, vamos caminhar com Jesus por este caminho.
-
Peguem a mala, abram e mostrem que está vazia. Por quê?
Leiam
Lc 10.04 “Não leveis bolsa...”
-
Depois, coloquem a mala no final do caminho.
-
Falem: Jesus passou pela Judeia e neste lugar várias coisas aconteceram. Vamos
conhecer?
-
Então, peçam para que um aluno retire a 1ª primeira figura do pé e leia o que
está por trás dela. Isto deve acontecer até a quinta figura do pé.
Depois,
falem: Jesus ensinava por parábolas. Então falem resumidamente sobre as 5
parábolas e seu significado.
-
Agora, peçam para que 03 alunos retirem as 03 figuras de pé seguintes.
Falem:
No seu ministério Jesus fazia perguntas, mas estas perguntas lidas por vocês
foram feitas para Jesus. Mas, quais as respostas de Jesus para estas
indagações?
Leiam
o que Jesus respondeu para eles.
-
Agora, peçam para que 03 alunos peguem 03 figuras de pés, deixando apenas a
última.
Os
alunos devem ler e depois falem sobre mais outros milagres de Jesus, além
daqueles estudados na lição anterior.
-
Agora, outro aluno retira o último pé e ler. Em seguida, falem sobre as
perseguições que Jesus sofreu.
-
Falem: Nesta caminhada com Jesus, na Judeia conhecemos vários acontecimentos: o
zelo dele pelo templo, a forma de ensinar usando parábolas, as respostas dele às
perguntas feitas, os milagres e perseguições.
-
Peguem a mala e falem: Vamos encher a mala com coisas que aprendemos com Jesus
nesta caminhada?
Então
aguardem as respostas dos alunos, escrevam num papel e coloquem dentro da mala.
-
Depois, falem: Na caminhada cristã, precisamos ter como bagagem os ensinamentos
do Mestre.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário