Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Embaraços
que prejudicam a vida cristã
Lição 07: Medo de quê?
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre o medo.
-
Perguntem: Você tem medo de quê?
Anotem
as respostas no quadro ou cartolina e reserve.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Coma o
Chocolate”.
-
Depois trabalhem os pontos levantados na lição, de forma contextualizada, buscando
a participação do aluno e retomem àquela pergunta feita no início da aula,
orientando-os como dominar e agir diante do medo.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Coma o Chocolate!
Objetivo:
Refletir sobre o medo.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva
A Expressão digitada “Coma o
chocolate”.
Observação:
Colocar o chocolate fixado
no fundo da caixa com fita adesiva. Por cima do chocolate, colocar o papel com
o nome “Coma o chocolate”, de forma que cubra o chocolate. Fechar a caixa,
observar se estar bem fechada(se a tampa for folgada, ponha fita adesiva).
Procedimento:
1 - Organizem os alunos em
círculo.
Observação: O nome da
dinâmica não deve ser mencionada para os alunos, pois perderá toda a surpresa e
expectativa.
2 - Apresentem a caixa e
falem: Dentro desta caixa tem uma tarefa a ser cumprida por apenas uma pessoa,
sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
3 - Continuem falando: Ao
sinal de um comando ou quando a música começar, esta caixa vai passar de mão em
mão.
Ao sinal do comando (bater palma, palavra
pare) ou música parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá realizar a
tarefa contida dentro da caixa.
Observações:

- Mas antes que o aluno abra
a caixa, perguntem para ele: E aí, vai abrir? Ou quer que continue? Será que
tem alguém que vai ter coragem para abrir esta caixa?
- É interessante fazer estas
perguntas para criar um clima de suspense e medo.
4 - Então, iniciem a
atividade e repitam este procedimento pelo menos 3 vezes, conforme as
orientações acima descritas.
Na última vez, vocês falam: Agora não tem
jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali
contida.
5 - O aluno abrirá a caixa e
encontrará a seguinte tarefa: “Coma o Chocolate”. O aluno deverá mostrar para os colegas e comer
o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabetes...
6 -Peçam para o aluno, que
abriu a caixa, para relatar o sentiu antes e depois de abrir a caixa.
7 - Perguntem para os demais
alunos:
O que vocês sentiram quando
a caixa começou a passar? Tiveram medo? Por quê?
O que vocês imaginaram que
havia dentro da caixa?
O que vocês acharam sobre a
tarefa a ser cumprida (dentro da caixa)?
8 - Depois, façam uma
relação sobre o medo diante de algo não conhecido. Também reflitam sobre o medo
criado pelo indivíduo, paralisando-o diante das situações, dominando sua mente
e atitudes.
Ideia original desta
dinâmica desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário