Lição 08: Educação Cristã, Responsabilidade dos
Pais
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
Para
iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os
alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.

-
Falem ainda: A Educação Cristã pode ser transmitida no lar, na Igreja, numa
escola confessional, numa escola teológica. Mas, esta lição vai tratar
especificamente sobre a educação cristã ensinada no lar aos filhos pelos pais.
-
Apresentem o que preconiza a Constituição Federal Brasileira(1988) e também a
LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1996) sobre o dever da
família e do Estado quanto à educação:
No
artigo 205 da Constituição Federal Brasileira:
"A
educação, direito de todos e dever do
Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (grifo nosso).
No
artigo 2º. Da Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional:
"A
educação, dever da família e do Estado,
inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem
por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (grifo nosso).
-
Agora, façam uma breve análise de como tem sido realizada a educação na escola
e na família e, em seguida, trabalhem o que a Bíblia trata sobre a Educação
Cristã, para isto, reflitam sobre os pontos levantados na lição, apresentando
versículos e exemplos bíblicos. Nesse momento, promovam a participação dos
alunos e contextualizem o tema com o tipo de aluno que vocês ensinam. Dessa
forma, a aprendizagem será mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A Semente”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
O Método do Debate ou Discussão em
grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição
polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
A utilização do debate requer a formulação de
um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos alunos a
participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus posicionamentos.
Pode ser usado na introdução de uma
aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários
pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do
grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Então, é recomendável fazer um
alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao
outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não
é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista
contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo
inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados
no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e
temor...”.
É comum num debate que alguns alunos
se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por ter mais
facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor estimule
os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas assistindo,
para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a discussão.

Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos
alunos.
Alguns cuidados devem ser
observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um
assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão,
elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o
debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
O Método do Debate pode ser agregado
à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma efetiva.
Então, que tal utilizá-lo? Para isto, observe as orientações expostas.
Por
Sulamita Macedo.
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