Juvenis – Conselhos
sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 03: Joel,
o anúncio do "Pentecostes"
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Joel, o segundo de uma
série de 12 livros que estamos estudando neste trimestre. A lição tem como
título “Joel, o anúncio do “Pentecostes”.
-
Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprir partes
importantes.
Leiam
a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre
este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí
a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco
relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
-
Apresentem a divisão e a mensagem do livro:
Parte
I: Praga de Gafanhotos – 1.1 a 2. 27
Parte
II: Eventos dos fins dos tempos – 2.28 a 3.21
-
Falem sobre o contexto histórico:
Profetizou
em Judá – Reino do Sul, em 835 a.C.
Não
há menção de nenhum rei no livro, mas depreende-se que, pela data, Joiada era o
regente da época.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando
vocês falarem sobre o derramamento do Espírito Santo, utilizem a dinâmica
“Pentecostes”.
Aproveitando
o relato da praga no livro de Joel, se desejarem leiam o texto “O Gafanhoto e o
Príncipe” e em seguida façam alguns questionamentos, tais como:
"Os
gafanhotos" podem representar o que para o reino de Deus?
Que
atitudes temos tomado, como integrantes do reino, para banir “os gafanhotos”?
Temos
utilizado as “armas” corretas?
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Pentecostes
Objetivo: Representar a descida do Espírito Santo através da
expressão oral em várias línguas.
Material:
01
versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês,
Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários
idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o
seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only
begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have
eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha
dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas
tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen
eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden,
sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il
a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne
périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
-
Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e
audível.
-
Leiam Atos 2. 2 a 4.
-
Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito
Santo.
-
Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
-
Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
-
Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação:
Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem
pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para
falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por
Sulamita Macedo.
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