Pré-adolescentes - O
Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
03: Sou Livre para Escolher
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Sou livre para escolher.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Livre-arbítrio”.
- Depois, trabalhem o conteúdo
da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Livre-arbítrio
Objetivos:
Demonstrar os efeitos do
pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.
Estudar sobre o livre-arbítrio
diante da escolha entre a salvação e a perdição.
Material:
01 objeto pesado ou uma fruta
grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas
consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e
solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a
fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo,
perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá
que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução
para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta
das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como
está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos
perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a
30.
- Concluam, afirmando que o
homem pode escolher entre a salvação e a perdição. Mesmo conhecendo sobre a
perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio para escolher.
Mas, enfatizem que Jesus nos
concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas
culpas através da oração e abandonar o pecado.
Mesmo conhecendo sobre a
perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio.
- Depois, leiam: “Disse-lhes
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por
mim”(Jo 14.06).
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
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