Lição
02: Uma Pessoa Especial
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Uma pessoa especial.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Para uma pessoa especial”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Para uma pessoa especial
Objetivo: Refletir sobre o que temos apresentado a Deus.
Material:
01
aliança ou anel de ouro(para representar
ouro)
01
vidro de perfume(para representar incenso)
01
frasco de mirra(vocês encontram nas livrarias evangélicas, é usado para unção)
01
vidro de perfume caro(para representar o perfume do vaso de alabastro)
01
caixa de presente para cada aluno(pode ser
pequena)
Papéis
pequenos(01 para cada aluno)
Caneta(01
para cada aluno)
Procedimento:
-
Estudamos que Jesus é uma pessoa especial. Quando ele nasceu, os magos do
Oriente ofertaram 03 presentes para Jesus: Ouro, incenso e mirra.
-
Depois, leiam Mateus 2:10 e 11:
“Ao
verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa,
viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os
seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”
-
Falem: Uma mulher derramou um perfume caríssimo sobre a cabeça de Jesus.
“Aproximou-se
dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e
derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa”(Mateus 26:7).
-
Falem: Os magos do Oriente trouxeram presentes valiosos para Jesus. A mulher
trouxe um perfume de grande valor.
-
Entreguem 01 caixa de presente para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos abram.
-
Falem: A caixa de presente está vazia! Mas, o que temos para oferecer a Jesus?
Falem:
A gente não tem algo material, como presentes caros para dar a alguém especial
como Jesus, mas temos a nossa vida aceitando a Jesus como salvador, além a
obediência a sua palavra é muito importante.
Cada
aluno deve escrever seu nome no papel e colocar dentro de sua caixa, como forma
de entrega do que é mais precioso para entregar a Jesus – a vida.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário