Lição 05: Obadias,
a soberana vontade de Deus
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
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Cumprimentem os alunos.
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Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
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Perguntem como passaram a semana.
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Escutem atentamente o que eles falam.
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Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
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Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
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Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Obadias, o quarto de uma
série de 12 livros. A lição tem como título “Obadias – a Soberana Vontade de
Deus”.
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Depois, apresentem a estrutura do livro do profeta Obadias e sua mensagem.
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Falem sobre a lei da semeadura no livro de Obadias.
Procurem
primeiro conhecer o que os alunos já conhecem sobre isto. Escutem atentamente a
fala de cada um e, a partir das ideias expostas, formulem conjuntamente um
conceito, corrigindo ou acrescentando outras informações.
Vocês
podem ainda utilizar alguns ditados populares, para ajudar os alunos no
entendimento do tema, tais como:
“Quem
semeia vento, colhe tempestade”.
“Quem
com ferro fere, com ferro será ferido”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Sementes”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Sementes
Objetivo: Refletir sobre o princípio da semeadura e da
colheita.
Material:
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
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Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
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Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
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Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
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Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
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Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
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Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes,
que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
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Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
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Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
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Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em
abundância em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas
necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
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Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por
Sulamita Macedo.
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