Lição
04: O Amigo Leal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O amigo leal.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Melhor Amigo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Melhor Amigo
Objetivo:
Refletir
sobre as verdadeiras e falsas amizades.
Enfatizar
que Jesus é o melhor amigo.
Material:
Uma
venda para cada dupla.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em duplas.
-
Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido
etc.
-
Deem as seguintes informações:
01
pessoa da dupla utilizará a venda
O
outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em
frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02
passos para trás! etc.
Depois,
eles trocarão de lugar.
-
Para começar a atividade façam uma mudança na organização das cadeiras e nos
outros objetos da sala para dificultar a atividade.
-
Quando o aluno estiver com a venda nos olhos, o outro colega deverá
movimentá-lo, rodando-o, para que ele mude de posição e dessa forma ele não
saberá para onde ir, tendo que obedecer ao colega.
-
Dadas as informações, os alunos deverão começar atividade.
-
Depois, organizem os alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre
a atividade, vejam algumas indagações que podem ser feitas:
Como
você se sentiu sendo guiado pelo amigo?
O
amigo transmitiu confiança?
O
aluno que usava a venda executou os comandos que o outro falava?
Aguardem
os relatos.
-
Em seguida, reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância
da segurança, confiança que deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há
amigos que podem conduzir por caminhos inadequados.
-
Depois, pequem uma venda e falem:
A
venda numa amizade pode representar a confiança que temos nos amigos, mas é necessário
cuidado e ficar atento com as boas e más influências.
A
venda também pode representar alguns tipos de amizade na qual ficamos cegos
para as más influências.
-
Falem ainda: Jesus é o melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
-
Para concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os
tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário