Lição 11: Ageu,
o povo da aliança tem responsabilidade com Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email
ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Ageu – o Povo da Aliança tem uma responsabilidade
com Deus.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Quando
vocês trabalhem sobre a prioridade que Deus exigia do povo quanto à
reconstrução do templo ao invés do tempo, esforço e investimento em suas
próprias casas, utilizem a dinâmica “Prioridades”.
- Ainda
quanto a este tema, sugiro a utilização de um hino “Glória da Segunda Casa” de
Fernanda Brum. Aproveitem a oportunidade e falem sobre o que diferenciava a
segunda casa da primeira. Leiam Ag. 2. 3 a 9.
Vocês
podem apenas ler o hino ou se possível cantar com a turma, acompanhado ou não de
som ou de alguém que toque um instrumento. Vejam a letra abaixo.
Glória
da segunda casa - Fernanda Brum
Estou
reconstruindo meu templo
Põe
a tua glória aqui
Glória
que não cabe em palácios
Porque
foi feita pra mim
Não
terei beleza apenas por fora
Quero
o teu ouro em meu interior
Só
assim verei tua glória meu Senhor
Eu
quero a glória da segunda casa
A
unção da segunda casa
O
poder da segunda casa
Eu
quero sobre mim
Quero
sobre mim
O
ouro da segunda casa
O
mover da segunda casa
Porque
a glória dessa casa
Não
será passageira
Será
maior que a da primeira
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Prioridades
Objetivos:
Ilustrar
a importância das prioridades na vida cristã.
Refletir
sobre as prioridades na vida pessoal.
Material:
-
02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
-
Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade depende do tamanho do vaso.
-
04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante!
Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz
e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
Situação
01
-
Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro os bombons, que por serem
grandes, representam aquilo que é prioridade.
-
Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste
vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a
quantidade já deve ter sido testada por você em casa.
Aguardem
as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo
não.
-
Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.
-
Agora falem: Esta parte de arroz representa as coisas menos importantes, por se
tratar de vários elementos pequenos.
Situação
02
-
Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a
mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades
do procedimento anterior.
O
que aconteceu?
Por
que os bombons não cabem totalmente no vaso?
Os
vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação
anterior. O que modificou?
Observem
as respostas.
-
Depois, falem:
Na
situação 02 temos: O arroz que foi colocado em primeiro lugar representa as
coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando o que é prioritário com
pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
Na
situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar representando as prioridades e
o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o arroz).
-
Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida cristã, o
serviço para o mestre, o compromisso com o Reino de Deus.
-
Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.
O
que temos como prioridade?
Estamos
acomodados, indiferentes, apresentando desculpas e invertendo prioridades?
-
Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas
estas coisas vos serão acrescentadas”.
-
Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu,
a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.
Leiam:
Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que aconteceu com o povo quando deram
prioridade aos seus negócios em detrimento da obra de Deus.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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