Lição
13: Como Será a Vida Eterna?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Como será a vida eterna?
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Vida eterna”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Vida Eterna
Envelopes de 02 cores(uma cor
para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna
para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição
Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos,
uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes
deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.
- Os alunos devem escolher um
dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que
escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna’ e outro “Perdição
eterna”.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de
uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não
pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Falem: Jesus morreu por
todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a
certeza de vida eterna. Mas aqueles que não o aceitam e vive em conformidade
com o mundo não terão a vida eterna.
- Falem: Vocês escolheram um
dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma
demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e
estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos
representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a
situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as
nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que
estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que
estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno,
preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário