Lição
12: Crescendo em Cristo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Crescendo em Cristo.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Crescendo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o
crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.
Refletir sobre a necessidade
do crescimento em Cristo.
Material:
Cópias de fotos dos alunos com
idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio
de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de
fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes
e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então
é bom vocês organizarem fotos retiradas de revistas que representem o
crescimento físico, de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem,
peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno
em ordem cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos
falem sobre as diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao
crescimento.
- Depois, comentem sobre
alguns pontos importantes que aconteceram de criança até fase em que eles hoje,
como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se
vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as
redes sociais etc.
- Observamos que vocês tiveram
crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e
espiritualmente.
- Vamos estudar na aula de
hoje sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico,
espiritual e sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou
outro meio de medir e comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a
altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento
espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então,
falem que estes tipos de crescimento não conseguem medir, mas é observado pelo
comportamento da pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar
sobre isto?
Por Sulamita Macedo.
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