Lição 13: Malaquias,
o valor da família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
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Perguntem como passaram a semana.
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Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email
ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Malaquias – o Valor da Família.
-
Depois, utilizem a dinâmica “E Foram Felizes para Sempre?”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
E Foram Felizes para Sempre?
Objetivos:
Refletir
sobre os objetivos do casamento e as consequências do Jugo desigual.
Material:
02
quebra-cabeças com poucas peças(entre 12 e 20).
Procedimento:
-
Escolham 4 alunos, dividindo-os em 02 grupos. Solicitem que cada dupla monte um
quebra-cabeça com poucas peças.
Observações:
-
Cada conjunto de peças, deverá conter 01 peça do outro conjunto. Mas, não falem
sobre isto para as duplas.
-
Fiquem atentos a montagem dos dois quebra-cabeças: a reação das duplas quanto a
peça estranha nos conjuntos e até mesmo a dificuldade de execução do
quebra-cabeças.
-
Perguntem: O que está acontecendo? Por que não conseguiram concluir?
Os
alunos certamente deverão responder que há peça faltando e há outra que não
pertence ao conjunto, impossibilitando a montagem dos dois quebra-cabeças.
-
Então, falem: A peça que está faltando ou está no lugar errado, podem
exemplificar o jugo desigual no casamento e suas consequências.
-
Agora, solicitem que os alunos identifiquem a peça estranha, troquem-na com a
outra dupla e montem o quebra-cabeça.
-
Falem: Agora, com as peças no conjunto certo, a montagem foi realizada sem
problemas no encaixe, como também nem sobrou nem faltou. Dessa forma, podemos
exemplificar o casamento segundo a observância da Palavra de Deus.
-
Falem: O final das estórias de contos de fada, na sua maioria, termina assim:
“... e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e
foram felizes para sempre” (Cinderela- Irmãos Grimm).
-
Agora, perguntem: O que isto tem a ver com o tema da nossa lição e com o quebra-cabeças?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a expressão “felizes para sempre” tem a ver com a
felicidade da união conjugal, que vai depender de alguns pontos observados
antes e depois do casamento (o encaixe das peças).
No
casamento com duas pessoas crentes, ambos vão procurar a felicidade do outro,
pois possuem a mesma fé, o mesmo Deus(peças iguais), o que não ocorre com o casal com crenças diferentes, pois há caminhos
opostos nesta caminhada, acarretando sérios problemas conjugais, de
relacionamento, na criação dos filhos, além da liberdade de professar a
fé(peças diferentes).
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
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