Lição
01: O que é
Família?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O que é família?
-
Depois, utilizem a dinâmica “Ele e ela”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Ele e Ela
Objetivo: Estudar sobre o modelo bíblico para o casamento.
Material:
01
tesoura
Nomes
de casais da Bíblia digitados( os nomes devem estar lado a lado, por exemplo
ADÃO EVA)
Vejam
esta lista de 20 casais:
Adão
e Eva
Abraão
e Sara
Isaque
e Rebeca
Sansão
e Dalila
Elcana
e Ana
Jacó
e Raquel
Boaz
e Rute
Zacarias
e Isabel
José
e Maria
Ananias
e Safira
Áquila
e Priscila
Acabe
e Jezabel
Amã
e Zeres
Assuero
e Ester
Nabal
e Abigail
Elimeleque
e Noemi
Moisés
e Zípora
José(governador)
e Azenate
Esaú
e Judite
Davi
e Mical
Procedimento:
-
Observem o número de alunos, pois é importante que a quantidade seja par. Se um
aluno sobrar, um professor pode formar dupla com ele.
-
Observação estas orientações:
Se
vocês tiverem 20 alunos, vocês formarão 10 casais. Daí, a importância de só
cortar os nomes dos membros que formam o casal, quando tiver certeza da
quantidade.
Cuidado
para não distribuir nome de um membro de um casal e haver o seu par, por
exemplo: alguém recebeu o nome DAVI e ninguém recebeu MICAL.
Vocês
podem indagar: E se minha classe for só de mulheres, ou só de homens, ou mesmo
mista e não conseguir formar casal mulher com homem?
A
ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver qualquer
conotação de formação de casais do mesmo sexo.
-
Atentando, para as informações já expostas, distribuam os nomes dos membros dos
casais.
-
Agora, solicitem para que formem os pares, por exemplo: Zacarias deve procurar
Izabel e vice-versa etc.
-
Quando os casais estiverem formados, organizem todos os pares em um círculo.
-
Falem: A ideia aqui é a formação de casais da Bíblia, não tem ou não deve haver
qualquer conotação de formação de casais do mesmo sexo.
-
Peçam para que os casais se apresentem, falando: Eu sou Ananias, eu sou
Safira...
-
Falem: O que vocês observam desta formação dos casais?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos apontem que cada casal é formado por homem e mulher.
-
Falem que este é o modelo de casamento bíblico e em seguida leiam:
“E
criou Deus o homem à sua imagem; á imagem de Deus o criou; macho e fêmea os
criou” (Gn 1.27).
“Portanto,
deixará o varão o seu e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma
carne” (Gn 2.24).
-
Agora, iniciem o estudo sobre origem da família cristã.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário