Dinâmica sobre Daniel e seus colegas(Hananias, Misael e Azarias)
Dinâmica:
Marionete?
Objetivos:
Refletir sobre a integridade
de caráter de Daniel e seus colegas.
Contextualizar este exemplo
com a vida cristã atual.
Material:
01 fantoche ou marionete de
uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se
manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de
cordões.
No Departamento Infantil,
vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche
não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de
pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e
perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam
que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio
de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos
manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05
alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize
várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos
alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular
pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de
repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um
fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação
apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos
afirmam.
- Depois, falem: O fantoche
ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não
possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido
figurado, chamar alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa sem firmeza de
caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus
colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o
padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam
sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura
judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados.
- Peçam para que um aluno leia
Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das
iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos
eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto
aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também acontece
conosco.
Nesse momento, falem sobre o
que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso
relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos
manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de
uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam
que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens,
Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria;
mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o
rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de
Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre
todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e
Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de
sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez
vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu
reino”.
- Perguntem: Que resultados
também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos
do mundo?
Aguardem as respostas dos
alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl
2:8).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica sobre os 03 jovens
judeus jogados na fornalha
Dinâmica: Na Fornalha de hoje
Objetivo:
Refletir sobre o que pode
representar a “fornalha” na atualidade.
Material:
01 caixa de palitos de fósforos(tipo
longo).
Procedimento:
- Falem: Os 03 jovens judeus(Hananias,
Misael e Azarias) foram jogados na fornalha porque preferiram ser fiéis a Deus,
não se prostrando diante da estátua do rei (Daniel 3. 12, 21 e 23).
Mas, neste momento de extrema
dificuldade tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles,
guardando-os na fornalha e não da fornalha.
Há momentos que também nos
sentimos como se estivéssemos prestes a ser jogados na fornalha devido a
pressão dos colegas.
- Solicitem agora para que
alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem
na fornalha.
Para tanto, peçam para que os
alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual foi o
problema e como se saiu da situação. Caso a chama se apague antes do aluno
terminar o relato, deixe que ele conclua.
Dessa forma, isto é, com o
fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se
apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.
- Ao término de cada relato,
leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos para permanecem firmes diante de tantos apelos mundanos.
Por Sulamita Macedo.
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