Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos
Lição 08: Estudar é preciso
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição: Estudar é preciso.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica ““Há tempo para
estudar...”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Há tempo para estudar...
Objetivo: Refletir sobre o tempo destinado para estudar.
01 desenho de relógio grande
01 borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que
escreva entre os intervalos das horas as atividades que executa por dia.
- Observando o que vocês preencheram no relógio, respondam
oralmente estas perguntas:
Quais as ações que demandam mais tempo?
Quais as ações são prioritárias?
Que horas você acorda?
Que horas você vai e volta da escola?
Quanto tempo está reservado para o estudo?
Que horas você vai dormir?
Quanto tempo você passa na internet?
- Falem: O dia tem 24 horas, nesse tempo vocês realizam
várias atividades, mas o que precisa ser modificado no neste relógio preenchido
por vocês?
Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e
solicitem para que reorganizem o tempo destinado as várias atividades,
enfatizando o tempo para os estudos.
- Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo
determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário