RSS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo

Lição 09: A igreja em missões urbanas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Igreja em Missões Urbanas.

- Iniciem o estudo da lição, lendo Mc 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.    

- Falem sobre o que é “missão” e que todos precisam se envolver com este trabalho.

- Em seguida, coloquem no quadro estas palavras:

Missão Urbana

Missão Nacional

Missão Transcultural

Falem sobre cada uma, apresentando exemplos concretos da própria igreja que frequentam.

Se possível, levem para a classe o coordenador de missões da igreja para que ele repasse informações sobre este departamento.                              

- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa, objetiva e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Vestindo a Camisa

Objetivo:

Refletir sobre o compromisso com a evangelização e missões.

Material:

01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.

- Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).

Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.

- Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Temos também a responsabilidade individual de transmitir os valores do Reino de Deus, através da propagação do evangelho.

- Falem: Fazer este trabalho de evangelização local, nacional ou transcultural, alguns aceitam ou rejeitam, ou perseguem, trazendo momentos de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar, não alcançando o objetivo proposto.

- À medida que vocês falarem nas dificuldades, vocês retiram a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.

- Continuem falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.

- Leiam Mt 8. 24 a 27.

  - Falem: Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.

- Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?

Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.

- Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!

A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!

- Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino e a propagação do evangelho.

- Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?

Ideia original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: