RSS

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras

Lição 08: Habacuque: A intercessão de um homem cheio de esperança

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Habacuque: A intercessão de um homem cheio de esperança.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Não deixe a bola cair”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Não deixe a bola cair

Objetivos:

Contextualizar o tema da aula(a intercessão de Habacuque) com a vida dos alunos;

Exercitar a oração intercessória;

Promover integração do grupo.

Material:

01 bexiga(balão de aniversário)

¼ da folha de papel ofício e uma caneta para cada aluno

Procedimento:

- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

- Peçam para que eles escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro da bexiga e encham a bola. Não se esqueçam de pedir para que os alunos se identifiquem tanto no pedido de oração como também na bola.

- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente 30 segundos.

- Ao término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola que não seja a sua e jogue-a para cima, não deixando que caia, durante 30 segundos(no máximo).

Enfatizem sempre: Não deixem a bola cair.

Quando terminar esse tempo, perguntem:

O que significa “não deixar a bola cair”?

Que relação existe entre “não deixar a bola cair” com a intercessão?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que representa o esforço e a persistência que devemos ter quanto intercedemos por alguém, com um coração cheio de fé e esperança. Esta foi a atitude de Habacuque quando orava e intercedia por Judá.

- Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que não é a sua, e deverá estourá-la, pegar o pedido do colega e orar por ele durante a semana.

- Finalizem, lendo:

“...Orai uns pelos outros... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: