Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 08: Habacuque: A intercessão de um homem
cheio de esperança
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Habacuque:
A intercessão de um homem cheio de esperança.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Não deixe a bola cair”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Não deixe a bola cair
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula(a intercessão de Habacuque) com a vida dos alunos;
Exercitar
a oração intercessória;
Promover
integração do grupo.
01
bexiga(balão de aniversário)
¼ da
folha de papel ofício e uma caneta para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um pedido de oração no papel fornecido por vocês e
coloquem-no dentro da bexiga e encham a bola. Não se esqueçam de pedir para que
os alunos se identifiquem tanto no pedido de oração como também na bola.
-
Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para que joguem as bolas para
cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente 30 segundos.
- Ao
término do tempo estabelecido, orientem para que cada aluno pegue uma bola que
não seja a sua e jogue-a para cima, não deixando que caia, durante 30 segundos(no
máximo).
Enfatizem
sempre: Não deixem a bola cair.
Quando
terminar esse tempo, perguntem:
O que
significa “não deixar a bola cair”?
Que relação
existe entre “não deixar a bola cair” com a intercessão?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que representa o esforço e a persistência que devemos ter
quanto intercedemos por alguém, com um coração cheio de fé e esperança. Esta foi
a atitude de Habacuque quando orava e intercedia por Judá.
-
Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que não é a sua, e deverá
estourá-la, pegar o pedido do colega e orar por ele durante a semana.
-
Finalizem, lendo:
“...Orai
uns pelos outros... a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg
5.16
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário