Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos
Lição 09: Seguindo bons exemplos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham ersa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Seguindo bons exemplos.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Modelo Perfeito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Modelo Perfeito
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Jesus – o modelo ideal de
humildade.
Revistas de moda feminina e masculina
02 cartolinas
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
Figuras de roupas
antigas
01 cabide
01 peça de roupa feita de papel: o modelo fica ao seu
critério, mas sugiro algo simples como um colete e nele deverá estar escrito:
humildade e obediência.
Procedimento:
- Entreguem para os alunos revistas de moda feminina e/ou
masculina, dependendo do tipo de aluno que você ensina.
- Peçam para que escolham o modelo de roupa que mais gostam e
destaquem da revista.
- Solicitem que mostrem para a turma e falem da razão da
escolha do modelo.
- Coloquem todos os modelos fixados numa cartolina.
- Perguntem: Estes modelos podem ser utilizados por muito
tempo, para toda a vida?
Aguardem as respostas.
Certamente responderão que não. Aproveitem e falem que os modelos de roupas
elas passam com o tempo, pois são vinculados a fatores externos, passageiros,
transitórios e passam rapidamente.
Caso alguém tenha respondido que sim, apresentem figuras de
modelos antigos.
E agora, perguntem: Vemos nestes modelos: saia, vestido,
blusas, camisas, calças, paletós.
Mudaram com o tempo?
Certamente agora todos vão responder positivamente.
- Falem: Há um modelo que podemos copiar e nunca será
ultrapassado ou se tornar fora de moda. O modelo não é transitório e encontramos
em Jesus.
- Então, apresentem este tipo de vestimenta, pendurada num
cabide. O modelo fica ao seu critério, mas sugiro algo simples como um colete e
nele deverá estar escrito: humildade e obediência.
- Falem: Temos em Jesus o modelo de humildade e obediência,
dois elementos essenciais que acontecem internamente, mas que são refletidos em
atitudes externas.
- Depois, leiam:
“... revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos
soberbos, mas dá graça aos humildes”(I Pe 5.5b)
“Revesti-vos pois, como
eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade,
humildade, mansidão, longanimidade”(Cl 3.12).
- Para concluir, segurando o cabide com o modelo ideal
pendurado, falem: Esta é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário