Adolescentes Currículo 2022/2023: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 04: Humanidade, a Coroa da Criação
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Humanidade, a Coroa
da Criação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Fui
criado por Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo:
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam
para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de papel ofício
para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem
o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que
estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos
e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e
deixem que os alunos analisem o resultado.
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma
alguém que desenhe bem, sempre haverá diferença e o resultado não copia com
exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil
desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser humano!
- Agora, falem: Olhem para
seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo
tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus
tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as
pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais?
Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos
produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para
que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário