Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele
Lição 05: Libertos para viver em SantidadeProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro: Libertos para viver em Santidade. Para
isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo da temática, apliquem a dinâmica “O
Preço do Resgate”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Preço do Resgate
Objetivo:
Enfatizar a importância do
resgate da humanidade por Jesus, que nos conduz à santificação.
01 figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva
Procedimento:
- Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os
alunos estão com eles naquele momento da aula.
Anotem as respostas num papel e coloquem ao lado de cada
objeto.
- Agora, coloquem num quadro as figuras de um carro, uma
casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel e coloquem ao lado das
figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve
ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o
valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito
grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do
homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem
com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que
nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico de Jesus, resgatando a
humanidade da perdição, conduzindo para uma vida de santificação.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na
incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos
todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas
ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de
nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Obrigado 🙂 seu trabalho é de grande valor; as vezes faço algumas adaptações nas dinâmicas, conforme as características dos meus alunos, estrutura e etc. Mas tendo como base suas ideias. Deus te abençoe irmã.
Suas dinâmica são de grande valia ! Deus te abençoe por tudo .
A paz do Senhor.
Muito obrigada por sua visita ao blog.
Faça bom proveito.
Postar um comentário