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segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante

Lição 03: O Que é uma Igreja Relevante

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Que é uma Igreja Relevante. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de uma Igreja e perguntem:

O que significa a palavra Igreja?

Aguardem as respostas e depois acrescentem outras informações, apontando também para os símbolos: corpo, templo, noiva, família etc(item I).

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para expor as 08 analogias da identidade e natureza da Igreja(Item 2)

Escrevam no quadro ou leve para a aula um cartaz com a listagem abaixo contida do texto da lição.

Organizem 08 cartões coloridos. Em cada um escreva um versículo com a numeração referente a analogia.

Entreguem os 08 cartões para os alunos no início da aula;  orientem para procurar na Bíblia e deixar marcado  para facilitar o momento da leitura dos versículos, quando for solicitado no momento da  explanação

1 – A videira e os ramos (Jo 15.1-17);

2 - O pastor e as ovelhas (Jo 10.1-30);

3 - O reino sacerdotal e o Sumo Sacerdote (Hb 5.1-10; 1 Pe 2.5,9: Ap 1.5,6);

4 - O primogênito e seus irmãos (Rm 8.29; 1 Co 15.20,23;Ap 1.5);

5 - 0 Senhor e seus servos (Mt 25.14-30; 1 Co 722,23);

6 - O Noivo e a noiva (Mt 25.1-13: Jo 3 29):

7 - O edifício e as pedras vivas (Ef 2.20-22; 1 Pe 2.4-8)

8 - A cabeça e o corpo (Ef 1.22,23; 1 Co 12.12-27).

Observações:  

As 08 analogias e os versículos foram extraídos do Item 2 da revista do professor, página 23.

Na lista das analogias que aparece na lição, o numeral 5 aparece 02 vezes e não tem o número 6. Mas, é bom pedir para os alunos consertarem na suas revistas.

- Para enfatizar a ideia de que nós formamos o Corpo de Cristo – a Igreja, utilizem a dinâmica “O Corpo de Cristo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Corpo de Cristo

Objetivos:

Enfatizar que somos membros do corpo de Cristo.

Descatar a  importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.

Material:

Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.

Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:

Folha 01: Cabeça

Folha 02: Pescoço

Folha 03: Tronco (humano)

Folha 04: Braço direito

Folha 05: Braço esquerdo

Folha 06: Mão direita

Folha 07: Mão esquerda

Folha 08: Perna direita

Folha 09: Perna esquerda

Folha 10: Pé direito

Folha 11: Pé esquerdo

Procedimento:

1- Divida a turma em dois grupos e forneça as seguintes orientações:

Para o grupo 01:

- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.

Para o grupo 02(com 11 pessoas):

- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.

- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.

2 – Peça ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.

3 – Solicite para que observem o resultado de cada grupo.

O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes.

O grupo 02, embora apresente um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.

Pergunte: Por que são diferentes?

O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharou em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho.

O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharou com união, não trabalharam de forma coletiva.

Quais conclusões pode-se extrair dessa dinâmica para a vida cristã?

Reforce a importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo.

4 – Para concluir, leia: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.

Ideia original da técnica do boneco desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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