Jovens: Separados para Deus - Buscando a Santificação para Vermos o Senhor e Sermos Usados por Ele
Lição 06: Mortos para o Pecado, mas ainda Lutando contra ele
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Mortos para o Pecado, mas ainda Lutando contra ele. Para isto utilizem um
marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são
recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo da temática, apliquem a dinâmica “Fui
Liberto!”
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui Liberto!
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a
redenção da humanidade, através da morte de Jesus, libertando-a do jugo do
pecado.
Enfaizar que a humanidade foi
perdoada de forma gratuita e liberta por meio de Jesus.
02 correntes feitas com papel
Procedimento:
- Escolham um aluno e uma
aluna e falem que eles vão representar a humanidade.
- Falem:
O homem, antes de pecar,
gozava da comunhão com Deus.
Mas, quando o homem pecou, o
pecado o separou de Deus.
Tornando-se preso ao pecado e
nas garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas
mãos do aluno e da aluna, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do
pecado”(Rm 8.34).
- Depois, falem: Deus, com seu
grande amor pela humanidade, providenciou uma forma de resgatar os homens e as
mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a
humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás. Garantindo assim a
redenção.
- Leiam “Porque Deus amou o
mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que
nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o
Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno e a aluna
devem retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois
firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos
debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário