Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 05: As Bodas do Cordeiro
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: As Bodas do Cordeiro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para concluir o estudo sobre o tema, apliquem a dinâmica “Convite de Casamento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convite de Casamento
Objetivo: Concluir o estudo sobre as Bodas do Cordeiro.
Material:
Convites de casamento
01 quadro e 01 cartolina ou 02 cartolinas
01 pincel atômico ou marcador para quadro branco
- Apresentem para os alunos alguns convites de
casamento.
- Peçam para que os alunos leiam e observem com
atenção o conteúdo.
- Agora, proponha para que eles confeccionem um
convite de casamento para as Bodas do Cordeiro, utilizando uma cartolina, 01
pincel atômico e as sugestões do tópico seguinte.
- Escrevam no quadro ou cartolina os principais
elementos para este convite. Depois do estudo sobre as Bodas do Cordeiro,
ficará fácil a elaboração com os pontos sugeridos a seguir:
Nome da noiva e do noivo: Igreja e Jesus
Local de realização: No Céu
Duração da festa: 7 anos aproximadamente
Dia e hora: Ninguém sabe, mas será após o
Arrebatamento e o Tribunal de Cristo. Então, esteja preparado.
Convidados: Os salvos de todas as épocas.
Tipo de vestimenta: Vestes brancas, linho fino,
puro e resplandecente.
Cântico: Encontra-se em Ap. 5. 9 – 11
Cardápio: Surpresa, mas será servido um jantar.
- Depois, enfatizem a importância da preparação da
noiva para este evento tão especial, pois já recebemos o convite para esta
festa de casamento.
- Depois, coloquem este convite em local visível.
É interessante que os nome da classe e dos professores sejam colocados, para
que haja divulgação da produção da turma.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário