Juvenis Currículo 2022/2023: Sal e Luz no Mundo - Uma Igreja Relevante
Lição 05: O Ensino e a IgrejaProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da
lição: O
Ensino e a Igreja. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para concluir o estudo da lição, apliquem a Dinâmica “Mais Doce que o Mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais Doce que o Mel
Objetivos:
Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o
ensino da Palavra de Deus.
Enfatizar que o cristão deve ter um coração dedicado e
receptivo ao aprendizado da Bíblia sagrada.
Desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol,
espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês apresentam figuras
que dizem respeito as 4 situações da parábola.
Se preferir, vocês podem utilizar material, como: desenho de
um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o material ou a
figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a situação da
parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o resultado de forma
objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que o nosso coração
esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é a Palavra de
Deus.
“Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu
aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera
nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que
te ouvem”(1 Timóteo 4:15,16).
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces são as tuas
palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01 sachê de mel
ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário