Adultos: As
Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que
prometeu
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: A Promessa de
Provisão, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo
tema, utilizem a dinâmica “Sinal
de Fumaça”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sinal de
Fumaça
Objetivo: Refletir sobre o agir de Deus, aquele que nos vê nas
“ilhas” da vida.
Material:
- Texto “Deus do
Impossível”.
- ¼ de folha de papel
ofício para cada aluno
Procedimento:
1 - Leiam o texto “Deus do Impossível”.
“Após
um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter
conseguido se agarrar à parte dos destroços para poder ficar boiando.
Este
único sobrevivente foi parar numa pequena ilha desabitada e fora de qualquer
rota de navegação. Ele agradeceu novamente.
Com
muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno
abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, dos animais e para
guardar seus poucos pertences, e, como sempre, agradeceu.
Nos
dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No
entanto, um dia quando voltava da busca por alimento, ele encontrou o seu
abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?” Chorou tanto, que adormeceu profundamente cansado.
No dia
seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-
Viemos resgatá-lo!
- Como
souberam que eu estava aqui?
- Nós
vimos seu sinal de fumaça!
É
comum sentirmo-nos desencorajados e até mesmo desesperados, quando as coisas
vão mal. Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e
sofrimento.
Lembrem-se: Se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode
ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a graça divina”.
Autoria do texto desconhecida.
2 – Perguntem: O que pode representar uma ilha na vida
de uma pessoa?
Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em
torno das palavras: isolamento, solidão, problema, desprezo, situação difícil.
3 - Em seguida, falem: Muitas vezes, sentimos que
estamos numa ilha, isolados, desprezados, esquecidos, como se as pessoas não
nos vissem e que nossa situação não tem solução. Mas, Deus nos vê. Deus viu
João na ilha de Patmos, quando foi desterrado pelo imperador da época, para
aquele lugar inóspito.
4 – Distribuam o ¼ da folha de papel ofício para cada
aluno e solicitem para que desenhe uma ilha e uma pessoa, representando ele
mesmo.
5 – Falem ainda: Não sei qual o tipo de ilha que você
está, nem qual o motivo de ter chegado lá.
Solicitem para que o aluno escreva na ilha qual a dificuldade que está
enfrentado.
6 – Perguntem: Qual tem sido o sinal de fumaça que
você tem lançado? Como tem sido o seu pedido de socorro?
Aguardem as respostas.
7 – Falem: Deus está lhe vendo, Ele lhe conhece e sabe
como tirá-lo desta ilha e ainda lhe fortalece e acalma em meio a dificuldade.
8 – Leiam Apocalipse 1. 17 “... Ele pôs sobre mim a
sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o último e o que vive”.
Lembre-se: Jesus está vivo e lhe vê!
9 – Em seguida, façam uma oração pelos alunos e peçam
para os alunos guardarem o desenho; quando eles saírem da “ilha”, sugiram que
eles contem na classe.
Por Sulamita Macedo.
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