Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 11: Sofrimento: é possível escapar dele?Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Sofrimento: é possível escapar dele?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Vencendo o Gigante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vencendo o Gigante
Objetivo: Refletir
sobre as condições para vencer os obstáculos, os problemas, aflições, o
sofrimento.
Procedimento:
-
Entreguem ½ folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem que cada aluno desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que
representarão um gigante e ele(o aluno) respectivamente.
-
Peçam para que o aluno reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua
vida, isto é, aquilo que está causando dor, sofrimento etc.
-
Leiam: I Sm 17. 23,24,37,40,41,42,48,49.
-
Solicitem que desenhe 05 pedras ao lado da figura pequena, que representarão as
atitudes que ele dever ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade, o
sofrimento).
Por
exemplo: paz, confiança em Deus, oração, jejum, fé, conselho etc.
-
Para concluir, leiam João 16.33:
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário