Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 11: Honrando
o criador, cuidando da criação
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Honrando o criador, cuidando da criação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Agente Multiplicador”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Sugestão de aula de campo. Que tal?
Vocês
podem organizar uma aula de campo a um parque ecológico ou a uma instituição de
trabalha com preservação ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.
Para
isto, deve haver:
Agendamento
prévio com a instituição
Meio
de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem…
Lanche
e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para
todos.
Acompanhantes:
outros professores, pais, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos
financeiros: para o traslado e lanche
Lista
dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas
presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente.
Para retornar da mesma forma.
Tenho
certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar
a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
Concluir
estudo sobre preservação ambiental
01
cartolina
Pincel
atômico
Revistas
para recorte de figuras
01
cola
Rolo
de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
–
Dividam a turma em vários grupos.
–
Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico,
revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
–
Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
–
Estipulem um tempo para esta atividade.
–
Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
–
Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros
ambientes da igreja.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário