RSS

domingo, 22 de dezembro de 2024

Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo

Lição 13: "Está na moda": a falácia dos modismos religiosos

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: "Está na moda": a falácia dos modismos religiosos, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica  “Superstição”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Superstição

Objetivo:

Introduzir o tema da aula sobre superstição.

Material:

Objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, figa, fitinhas etc.

Tipos de superstição digitadas e recortadas(vejam exemplos no procedimento)

Procedimento:

- Organizem os alunos círculo.

- Apresentem para os alunos alguns objetos que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, fica, fitinhas etc.

- Perguntem: A que estes objetos nos remetem?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem em crendice popular, superstição.

- Procurem, logo em seguida, conhecer o que os alunos sabem sobre o termo “superstição”.

- Depois, organizem um conceito coletivo sobre isto, a partir das ideias apontadas pelos alunos.

- Depois, entreguem para cada aluno um tipo de superstição. Vejam estes exemplos:

Passar por baixo de escada dá azar

Passar por gato preto dá azar

Sapato emborcado chama a morte

Mão esquerda coçando sinal que vem dinheiro

Quebrar espelho traz atraso para quem quebrou

O mês de agosto não é bom para realizar algo

Entrar com o pé direito para dar sorte

Colocar a bolsa no chão faz a pessoa perder dinheiro

Sexta-feira 13 traz má sorte

Usar sal grosso para se proteger

Bater 03 vezes numa madeira para evitar que algo ruim aconteça

- Cada aluno deverá ler a superstição.

- Depois, peçam para que eles apontem outros exemplos de superstições. Escrevam cada um deles no quadro.

- Depois, reflitam em que consiste a crença das pessoas que acreditam nestas superstições e que muita gente é dominada por elas.

- Depois, falem: Vamos nos aprofundar neste assunto? Então, comecem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: