Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 13: "Está na moda": a falácia dos modismos religiososProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: "Está na moda": a falácia dos modismos
religiosos, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “Superstição”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Superstição
Objetivo:
Introduzir
o tema da aula sobre superstição.
Material:
Objetos
que são utilizados como superstição, como: sal grosso, pé de coelho, figa, fitinhas
etc.
Tipos
de superstição digitadas e recortadas(vejam exemplos no procedimento)
-
Organizem os alunos círculo.
-
Apresentem para os alunos alguns objetos que são utilizados como superstição,
como: sal grosso, pé de coelho, fica, fitinhas etc.
-
Perguntem: A que estes objetos nos remetem?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem em crendice popular, superstição.
-
Procurem, logo em seguida, conhecer o que os alunos sabem sobre o termo
“superstição”.
-
Depois, organizem um conceito coletivo sobre isto, a partir das ideias
apontadas pelos alunos.
-
Depois, entreguem para cada aluno um tipo de superstição. Vejam estes exemplos:
Passar
por baixo de escada dá azar
Passar
por gato preto dá azar
Sapato
emborcado chama a morte
Mão
esquerda coçando sinal que vem dinheiro
Quebrar
espelho traz atraso para quem quebrou
O
mês de agosto não é bom para realizar algo
Entrar
com o pé direito para dar sorte
Colocar
a bolsa no chão faz a pessoa perder dinheiro
Sexta-feira
13 traz má sorte
Usar
sal grosso para se proteger
Bater
03 vezes numa madeira para evitar que algo ruim aconteça
-
Cada aluno deverá ler a superstição.
-
Depois, peçam para que eles apontem outros exemplos de superstições. Escrevam
cada um deles no quadro.
-
Depois, reflitam em que consiste a crença das pessoas que acreditam nestas
superstições e que muita gente é dominada por elas.
-
Depois, falem: Vamos nos aprofundar neste assunto? Então, comecem o estudo da
lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário