Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 13: O valor do conhecimento e da sabedoriaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O valor do conhecimento e da sabedoria, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Quer Sabedoria?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:01
caixa
Nome
SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel
pequeno com o versículo de Tg 3.17 digitado(01 para cada envelope)
01
pincel atômico ou um marcador para quadro branco
01
cartolina ou um quadro branco
Procedimento:
Antes da realização da dinâmica:
Organizar
o material da seguinte forma:
Colar
o nome SABEDORIA fora da caixa
Colocar
o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope
Colocar
os envelopes dentro da caixa
Momento
de realização da dinâmica:
-
Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus.
O
que ele pediu? O que ele recebeu?
Aguardem
as respostas.
-
Para referenciar as respostas dos alunos, leiam I Reis 3. 9 a 12:
“A
teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que
prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este
teu tão grande povo?
E
esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E
disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem
pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para
ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis
que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e
entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se
levantará”.
-
Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno.
Peçam para que ele fique em pé diante da turma.
-
Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5:
“E,
se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
-
Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem
para o aluno que está com a caixa.
Aguardem
que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com a caixa deve distribuir
“sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o
versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem:
Salomão fez um pedido sábio, vocês também!
-
Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas
a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada,
tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem
hipocrisia”. Tiago 3:17
-
Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos
concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.
-
Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de
hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário