Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 11: Proteção
contra a inveja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Proteção contra a inveja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Novo
coração”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Novo coração
Objetivo:
Enfatizar
como deve ser o coração de uma pessoa regenerada, isto é, voltado para as
coisas de Deus. Livre da inveja, tema da aula de hoje.
01
mala pequena ou uma mochila
01
coração de cor vermelha
01
rolo de fita adesiva
01
tesoura
Palavras
digitadas:
As
09 partes do Fruto do Espírito Santo(Gl 5.22):
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança.
As
16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21): prostituição, impureza, lascívia, idolatria,
feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, facções,
invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Coloquem
todas as 16 palavras referentes as obras da carne dentro da mala grande,
pregadas com fita adesiva para facilitar a leitura das palavras.
Também
coloquem com fita adesiva o coração dentro da mala.
Com
um clips junte as 09 partes do Fruto do Espírito e reservem.
Durante a aula:
-
Apresentem a mala ou outro objeto de sua preferência e façam um certo suspense,
perguntando o porquê de um objeto como este está ali e o que terá dentro dele.
Aguardem
os palpites dos alunos.
-
Depois, escolham um aluno ou alguém que se apresente voluntariamente para abrir
a mala.
-
Orientem o aluno para que observe o que há dentro da mala e mostrem para a
turma.
Os
alunos deverão ajudar o colega a ler cada palavra.
-
Depois, falem sobre a figura do coração e perguntem:
O
que tem a ver a figura do coração com as palavras referentes a obra da carne?
Que
tipo de pessoa tem um coração deste?
Aguardem
as respostas. Certamente vão dizer que é de uma pessoa que ainda não aceitou a
Cristo, não tem uma vida transformada.
-
Então, como deve ser num coração transformado, que passou pelo processo de
regeneração?
-
Os alunos devem retirar da mala todas as palavras referentes as obras da carne.
-
Falem que as palavras estavam dentro da mala pois se referem as atitudes de uma
pessoa que na viajem da vida ainda não aceitou a Cristo. Tendo uma bagagem
pesada. Inclusive, a inveja tema da aula de hoje.
-
E, agora, o que é que falta colocar na mala?
Creio
que os alunos deverão se lembrar que em oposição as obras da carne temos o
Fruto do Espírito.
Passem
para eles as palavras referentes ao Fruto do Espírito Santo.
Devem
ser colocadas na mala com fita adesiva.
-
Em seguida, falem que as palavras foram colocadas na mala porque este objeto
nos remete a lugar de colocar coisas para uma viajem; e nós, devemos, na viajem
da vida cristã, ter um novo coração repleto de novas atitudes.
-
Para concluir, leiam:
“E
os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e
concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”(Gl 5.24).
Por
Sulamita Macedo.
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