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segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Jovens:  Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 11: Proteção contra a inveja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Proteção contra a inveja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Novo coração”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Novo coração

Objetivo:

Enfatizar como deve ser o coração de uma pessoa regenerada, isto é, voltado para as coisas de Deus. Livre da inveja, tema da aula de hoje.

Material:

01 mala pequena ou uma mochila

01 coração de cor vermelha

01 rolo de fita adesiva

01 tesoura

Palavras digitadas:

As 09 partes do Fruto do Espírito Santo(Gl 5.22):  amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

As 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21): prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.

Procedimento:

Dias antes da aula:

Coloquem todas as 16 palavras referentes as obras da carne dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para facilitar a leitura das palavras.

Também coloquem com fita adesiva o coração dentro da mala.

Com um clips junte as 09 partes do Fruto do Espírito e reservem.

Durante a aula:

- Apresentem a mala ou outro objeto de sua preferência e façam um certo suspense, perguntando o porquê de um objeto como este está ali e o que terá dentro dele.

Aguardem os palpites dos alunos.

- Depois, escolham um aluno ou alguém que se apresente voluntariamente para abrir a mala.

- Orientem o aluno para que observe o que há dentro da mala e mostrem para a turma.

Os alunos deverão ajudar o colega a ler cada palavra.

- Depois, falem sobre a figura do coração e perguntem:

O que tem a ver a figura do coração com as palavras referentes a obra da carne?

Que tipo de pessoa tem um coração deste?

Aguardem as respostas. Certamente vão dizer que é de uma pessoa que ainda não aceitou a Cristo, não tem uma vida transformada.

- Então, como deve ser num coração transformado, que passou pelo processo de regeneração?

- Os alunos devem retirar da mala todas as palavras referentes as obras da carne.

- Falem que as palavras estavam dentro da mala pois se referem as atitudes de uma pessoa que na viajem da vida ainda não aceitou a Cristo. Tendo uma bagagem pesada. Inclusive, a inveja tema da aula de hoje.

- E, agora, o que é que falta colocar na mala?

Creio que os alunos deverão se lembrar que em oposição as obras da carne temos o Fruto do Espírito.

Passem para eles as palavras referentes ao Fruto do Espírito Santo.

Devem ser colocadas na mala com fita adesiva.

- Em seguida, falem que as palavras foram colocadas na mala porque este objeto nos remete a lugar de colocar coisas para uma viajem; e nós, devemos, na viajem da vida cristã, ter um novo coração repleto de novas atitudes.

- Para concluir, leiam:

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”(Gl 5.24).

Por Sulamita Macedo.

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