Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 13: Protegendo-se
com Integridade na Sociedade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Protegendo-se com
Integridade na Sociedade,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o item I da lição, utilizem a dinâmica “Sabedoria, prudência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sabedoria e Prudência
Objetivos:
Refletir
sobre as desigualdades e injustiças sociais.
Enfatizar
que a sabedoria e prudência são virtudes para uma sociedade justa e íntegra.
01
rolo de fita crepe ou durex colorido
01
caixa de chocolate
Procedimento:
-
Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem
para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
-
Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de
direitos e oportunidades para todos.
Peçam
para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro
dele).
-
Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
-
Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza
não caberão! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso
para os demais.
Mas,
é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso,
permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para
os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
-
Agora, perguntem para os dois grupos:
Como
se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora,
reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito e a
grande maioria que sofre injustiça social.
-
Agora falem: Na lição de hoje, vamos estudar que a sabedoria e prudência são
virtudes para uma sociedade justa e íntegra.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário