RSS

domingo, 22 de dezembro de 2024

Jovens:  Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 13: Protegendo-se com Integridade na Sociedade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Protegendo-se com Integridade na Sociedade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o item I da lição, utilizem a dinâmica “Sabedoria, prudência”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Sabedoria e Prudência

Objetivos:

Refletir sobre as desigualdades e injustiças sociais.

Enfatizar que a sabedoria e prudência são virtudes para uma sociedade justa e íntegra.

Material:

01 rolo de fita crepe ou durex colorido

01 caixa de chocolate

Procedimento:

- Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.

Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.

- Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.

Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).

- Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.

- Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberão! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.

Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.

Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.

- Agora, perguntem para os dois grupos:

Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?

Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito e a grande maioria que sofre injustiça social.

- Agora falem: Na lição de hoje, vamos estudar que a sabedoria e prudência são virtudes para uma sociedade justa e íntegra.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: