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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Jovens:  A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago

Lição 09: Autenticidade e Julgamento Alheio

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Autenticidade e Julgamento Alheio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Julgamento alheio”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Julgamento alheio

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o julgamento alheio,observando que Deus é o justo juiz e que tudo conhece.

Material:

Bíblia

Óculos de proteção

Máscara facial protetora

Protetor de ouvido

Procedimento:

- Falem: Hoje, vamos estudar sobre o julgamento precipitado que pode trazer problemas, por não conhecer a situação e entender que somente Deus pode julgar pois conhece todas as coisas,

- Organizem os alunos em círculo ao redor de uma mesa e sobre ela devem estar os óculos de proteção, máscara facial protetora e protetor de ouvido.

- Perguntem: O que estes elementos podem representar para que não tenhamos atitudes de julgamento precipitados com relação ao outro?

Aguardem as respostas.

Vejam estas indicações abaixo como exemplo:

Óculos de proteção: Não julgar pelo que está vendo

Máscara facial protetora: Não falar julgando e espalhando esse julgamento

Protetor de ouvido: Não escutar outros julgamentos

- Em seguida, peçam para que os alunos apresentem 03 exemplos de julgamento precipitado relacionado aos 03 objetos que estão sobre a mesa.

Seria interessante que os exemplos fossem da vivência dos alunos.

- Após os 03 relatos, analisem de forma objetiva a consequência destes julgamentos para quem foi julgado e para quem julgou.

- Para finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência, pelas atitudes. A Bíblia condena esta prática.

Então, leiam os versículos abaixo:

“Não julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outro?” Tg 4.11 e 12)

Por Sulamita Macedo.

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