Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 09: Autenticidade e Julgamento Alheio
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- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade e Julgamento Alheio,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Julgamento alheio”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Julgamento alheio
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o julgamento alheio,observando que Deus é o justo juiz e que
tudo conhece.
Bíblia
Óculos
de proteção
Máscara
facial protetora
Protetor
de ouvido
Procedimento:
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Falem: Hoje, vamos estudar sobre o julgamento precipitado que pode trazer
problemas, por não conhecer a situação e entender que somente Deus pode julgar
pois conhece todas as coisas,
-
Organizem os alunos em círculo ao redor de uma mesa e sobre ela devem estar os óculos
de proteção, máscara facial protetora e protetor de ouvido.
-
Perguntem: O que estes elementos podem representar para que não tenhamos
atitudes de julgamento precipitados com relação ao outro?
Aguardem
as respostas.
Vejam
estas indicações abaixo como exemplo:
Óculos
de proteção: Não julgar pelo que está vendo
Máscara
facial protetora: Não falar julgando e espalhando esse julgamento
Protetor
de ouvido: Não escutar outros julgamentos
-
Em seguida, peçam para que os alunos apresentem 03 exemplos de julgamento
precipitado relacionado aos 03 objetos que estão sobre a mesa.
Seria
interessante que os exemplos fossem da vivência dos alunos.
-
Após os 03 relatos, analisem de forma objetiva a consequência destes
julgamentos para quem foi julgado e para quem julgou.
-
Para finalizar, falem que é muito precipitado julgar os outros pela aparência,
pelas atitudes. A Bíblia condena esta prática.
Então,
leiam os versículos abaixo:
“Não
julgueis para que não sejais julgados”(Mt 7.01).
“Irmãos,
não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão,
fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da
lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem
és, que julgas a outro?” Tg 4.11 e 12)
Por
Sulamita Macedo.
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